A FRONTEIRA

DO ADOECER

 

O Sentir e a Psicossomática

(com a colaboração da

Psic. Ana Helena Vieira Winter)

 

Ed. Mauad, RJ, 2005

Veja “O Bípede”, conto de Maria Luiza Grannel sobre um capítulo do livro

 

 

“Recordando que a capacidade vibratória é uma das características do ser humano, ela postula que as vibrações geram fenômenos psíquicos e as alterações somáticas. (...) ilustrado com casos clínicos dos mais interessantes (...) acentua que não só a dor e a tristeza são desencadeantes de doenças somáticas como também a alegria, principalmente se é muito intensa e inesperada. Ao mesmo tempo, a doença é vista como um novo tipo de equilíbrio explicando deste modo o apego de certos pacientes a suas enfermidades, principalmente se crônicas ou prolongadas. Assim, Maria Beatriz Breves Ramos se nos  configura como mais um dos talentos da  Escola Brasileira de Psicossomática (...)”

 

· Júlio de Mello Filho

Psicanalista e Psicoterapeuta de Grupo, Ex-Presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, Professor Titular de Psicologia Médica da UERJ.

 

“A singularidade deste trabalho, ao tempo em que propicia reflexões, preenche uma lacuna. Daí podermos afirmar que é muito prazeroso nos depararmos com teorias ousadas e inovadoras como esta que nos apresenta Maria Beatriz Breves Ramos, com seu conhecimento científico e sua concepção do ser humano como um ser macromicro, que a partir da Ciência do Sentir, traz para a ciência e para a humanidade a possibilidade de um olhar diferenciado do processo do adoecimento e de como combatê-lo mais eficazmente, com base na integralidade focada no modelo preconizado pelo Sistema Único de Saúde e a esta internalizada a esfera vibratória”.

 

· Haley Maria de Sousa Almeida 

Graduada em Enfermagem, Pós-Graduada em Saúde Pública, Pós-Graduada em Gestão Pública e Qualidade em Serviços, Ex-Coordenadora Geral de Desenvolvimento, Normatização e Cooperação Técnica do Departamento Nacional de Auditoria do SUS/Ministério da Saúde, Ex-Gerente do Projeto de Implantação de Programas da Qualidade Total na Hemorrede – Meta Mobilizadora Nacional do Setor Saúde, Ex-Diretora de Política e Estratégias Antidrogas da Secretaria Nacional Antidrogas/GSI/Presidência da República, Consultora ad-hoc do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para o Programa da Qualidade no Serviço Público.

 

 

 

 

 

Quem Somos

 

 

Gazeta Virtual

 

Núcleo de Concepções Filosóficas e Culturais

 

Núcleo de Ciências Acadêmicas e Para-Acadêmicas

 

Núcleo de Expressão Artística